Saltar para o texto
Home
Produtos
Quem Somos
FAQ
português (Portugal)
Enviar Para: Portugal
Saúde em flor - flores comestíveis e os imensos benefícios para a saúde

Saúde em flor - flores comestíveis e os imensos benefícios para a saúde

Flores comestíveis no prato são cada vez mais comuns, mas o que, talvez, não sabes é que elas podem ser muito mais do que mera decoração.

Oferecem benefícios significativos para a saúde devido às suas propriedades nutricionais. Ao incorporá-las na alimentação, é possível aproveitar os nutrientes essenciais que contribuem para uma dieta equilibrada. Estas flores não só adicionam variedade e cor aos pratos, como também fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes que promovem o bem-estar geral do organismo. Considerando os benefícios que proporcionam, é aconselhável incluir flores comestíveis na dieta diária para melhorar a saúde e desfrutar das suas vantagens nutricionais.

A utilização de flores comestíveis tem aumentado significativamente nos últimos anos, não só pelo seu uso cada vez mais difundido na alta cozinha e cake design, mas, principalmente, devido às suas propriedades nutricionais e medicinais. As flores são fontes ricas em muitos compostos bioactivos, incluindo carotenóides, compostos fenólicos, vitaminas C e E, saponinas e fitoesteróis. 

A popularidade das flores comestíveis está a aumentar devido aos seus benefícios nutricionais e para a saúde. As provas indicam que o consumo de algumas flores comestíveis pode fornecer as quantidades diárias recomendadas de certos minerais, incluindo magnésio, fósforo e potássio.

Diferentes partes das flores contêm diferentes quantidades de nutrientes. O pólen, por exemplo, contém grandes quantidades de proteínas, aminoácidos, hidratos de carbono e lípidos. O néctar tem quantidades equilibradas de açúcares, aminoácidos, proteínas, iões inorgânicos, lípidos, ácidos orgânicos e alcalóides. As pétalas e outras partes das flores são fontes potenciais de vitaminas, minerais e compostos bioactivos.

Os compostos bioactivos presentes nas flores comestíveis estão associados a muitos benefícios para a saúde, incluindo propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-fungicas, anticancerígenas, anti-obesidade, hepatoprotectoras, neuroprotectoras, gastroprotectoras, antidiarreicas, antimicrobianas, antiespasmódicas, analgésicas e adstringentes.

Cerca de 97% das flores comestíveis conhecidas estão associadas a propriedades terapêuticas. Especificamente, cerca de 32%, 26% e 14% das flores foram identificadas como tendo propriedades imunomoduladoras, anti-microbianas e gastro-protectoras, respetivamente.

Estudos anteriores in vitro observaram uma elevada atividade antioxidante em begónias, rosas, capuchinhas e calendulas. Além disso, muitas flores comestíveis, incluindo hibisco, rosa, crisântemo, tagetes, cosmos, buganvília e calendula exibem efeitos anticancerígenos contra uma vasta gama de cancros, incluindo os do fígado, cólon, cérebro, pele, bexiga, próstata e mama.

Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto estão a usar as nossas flores para provar que trazem benefícios para a saúde.

Vê a reportagem aqui: https://tviplayer.iol.pt/programa/jornal-nacional/63e6588b0cf2665294d4f012/video/66641a570cf2a41c2edc1024

Deixa um comentário