Saltar para o texto
português (Portugal)
Enviar Para: França
O Instagram está-nos a matar!

O Instagram está-nos a matar!

Estas mudanças no algoritmo têm feito com que o nosso conteúdo, que sempre foi visto por muitos, agora mal chegue aos olhos de quem realmente importa. E bolas… que é frustrante! 

Já não aguentamos mais ver o nosso trabalho a ser enterrado sem razão alguma. Não estamos aqui para ser "empurrados" para o canto. Estamos aqui para mostrar o que fazemos e quem somos - pessoas com rosto e uma paixão que não pode morrer assim.

E cá vai a realidade: sem a vossa ajuda, vamos continuar a desaparecer no feed como se nunca tivéssemos existido. Porque a verdade é simples: sem visibilidade, sem conversa, sem ação, tudo o que fazemos perde força, perde impacto.

Sempre fomos muito orgulhosos dos nossos seguidores e das nossas métricas. Principalmente porque vieram todos de forma orgânica, sem nunca gastarmos um cêntimo que fosse. 

Durante muito tempo vivemos na ilusão de que ter muitos seguidores era ter prestígio, era poder mostrar ao mundo que muita gente gosta de nós (mesmo sabendo que 90% destes seguidores são fantasma - dão volume, mas nenhum sinal de vida...)

Hoje percebemos que não conquistámos nada. Estes seguidores e estas métricas são nossos se o Instagram achar que merecemos. 

O número de seguidores é apenas uma métrica de vaidade e o que interessa mesmo são todas as outras: a quantidade de likes, partilhas, comentários, menções e posts guardados. Isso sim, quer dizer que estão realmente connosco, que gostam de nós. 

Fazer um post que achamos vai ter imenso sucesso e acaba com 30 likes, 0 comentários e um alcance de 400 pessoas, é suficiente para arruinar-nos o dia. 

Se, por oposição, temos 500 likes e um monte de comentários, ficamos uma semana inchados, cheios de nós. 

As redes sociais são assim mesmo - de bestiais a bestas num piscar de olhos. 

E perguntam vocês “Mas porque é que estão tão obcecados? É só uma rede social…”. Porque não o vemos assim. Vemos o Instagram como uma ferramenta poderosíssima. 

O Instagram deixou de ser só uma rede social, passou a ser uma montra de negócios e um motor de busca. Hoje em dia, uma empresa, um restaurante, ou o que for, quando não tem Instagram, é como se não existisse. E nós queremos existir! 

Então, o que pedimos? Que não deixem que o esquecimento (ou a indiferença) caia sobre nós à velocidade da luz. 

Como?

  1. Comenta! Deixa uma mensagem. Diz qualquer coisa. O Instagram adora interações e precisamos delas.
  2. Partilha os nossos posts. A palavra corre e nós queremos é que ela chegue o mais longe possível. 
  3. Guarda o que gostas. O Instagram vai perceber que o conteúdo vale a pena e ajuda-nos a manter a visibilidade. 
  4. Interage com as nossas stories, vídeos e tudo o resto. Não queremos que o nosso conteúdo se perca no vácuo. 
  5. Marca um amigo! O poder de uma boa recomendação não pode ser subestimado.

O Instagram não vai funcionar sozinho. Precisamos de vocês para não nos deixar morrer no meio desta selva de conteúdos, a cada dia mais impenetrável. Se acreditam no que fazemos, não deixem que o nosso trabalho se perca. 

Ajudem-nos! É fácil, é barato (que é como quem diz, não custa mesmo nada) e dá-nos milhões… de sorrisos :-) 

Este apelo vale para todas as empresas e negócios que admirem: não os deixem cair em saco roto!! 

Deixa um comentário